Programação

Colóquio Internacional de Design Edição 2017

O Colóquio Internacional de Design acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro de 2017.

Em sua programação, assim como no anterior estão previstas palestras na parte da manhã e apresentação dos trabalhos selecionados no período da tarde.

Design: entre a inovação e a originalidade
Programação

 

Dia 26/09/2017

08:00 – Credenciamento
09:00h – Abertura oficial – Prof. Dr. Dijon de Moraes, Reitor da UEMG
09:30 – Palestra “Pesquisa em Design e o desafio da inovação” – Prof. Dr. Ricardo Triska – UFSC e Coordenador da Área de Arquitetura, Urbanismo e Design, CAPES.
11:00 – Mesa redonda e lançamento do n. 69 dos Cuadernos del Centro de Estudios de Diseño y Comunicación, com os autores e as organizadoras professoras Maria Verónica Barzola – Universidad de Palermo e Rita A. C. Ribeiro – Universidade do Estado de Minas Gerais
13:30 – 14:00 – Sessão de pôsteres
14:00 – 17:00 – Apresentação dos artigos

 

Dia 27/09/2017

09:00 – Palestra “La original innovación del diseño (entre la seducción y el plagio)”, Prof. Dr. Jorge Gaitto, Universidad de Palermo
11:00 – Mesa redonda “ O mercado na encruzilhada entre a inovação e a originalidade” com a presença da jornalista de moda Natália Dornellas; Robson Fontenelle Mascarenhas – diretor regional da ABEDESIGN; a designer de interiores Lorena Mattos – gestora de iluminação do Grupo Loja Elétrica e Templuz; da arquiteta Janina Ester – coordenadora do site You Can Find; o designer estratégico Camilo Belchior e a mediação do prof. Dr. Celso Scaletsky, da UNISINOS.
13:30 – 14:00 – Sessão de pôsteres
14:00 – 17:00 – Apresentação dos artigos

 

Informações importantes sobre as apresentações:

– O Colóquio não disponibilizará templates para as apresentações, sendo que estas ficam a cargo dos autores.

– O evento disponibilizará computadores, não sendo permitido o uso de computadores externos ou pessoais.

– O tempo de apresentação será de 10 min.

– As apresentações devem ser enviadas para o email contato@coloquiodesign.com.br, em formato pdf com o título seguindo o modelo : nomedoautor.pdf até o dia 20/09.

– Para garantirmos o cumprimento do horário, não será permitido a exibição de videos nas apresentações.

 

Palestrantes convidados:

 

Prof. Dr. Jorge Eduardo Gaitto

Estudió Diseño Gráfico en Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo de la Universidad de Buenos Aires. Profesionalmente se ha especializado como diseñador, consultor y asesor en diseño, y comunicación. Sobre la especialidad, ha publicado notas y artículos en diversos medios gráficos y digitales, nacionales e internacionales y ha participado como jurado en numerosos concursos. Ha dictado conferencias, talleres, participado en mesas redondas, presentaciones, muestras, cursos y otras actividades relacionadas tanto con la actividad profesional, como con el desempeño académico para su mejoramiento en el ámbito universitario, en Buenos Aires, Montevideo, Lima, Bogotá, Medellín, Quito, Guayaquil, Cartagena, Santa Marta, Madrid y en las principales ciudades de Argentina. Ha diseñado y desarrollado proyectos y programas de estudios para universidades y escuelas de la Ciudad de Buenos Aires, Provincia de Buenos Aires y Provincia de Córdoba, en el área de diseño y comunicación. Es Secretario Académico de la Facultad de Diseño y Comunicación de la Universidad de Palermo, Buenos Aires, Argentina.

Es Coordinador y Evaluador de Tesis de Posgrado, de la Maestría en Diseño de la Universidad de Palermo. Es además, Profesor de la asignatura Diseño II de la Maestría en Gestión del Diseño. Es Profesor Titular Regular de Tipografía I y II de la Carrera de Diseño Gráfico de la Universidad de Buenos Aires. Ex Profesor Adjunto de Diseño Gráfico, de la Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo de la Universidad de Buenos Aires. Es jurado designado permanente en concursos docentes nacionales para profesores titulares, adjuntos y auxiliares en la carrera de Diseño Gráfico de la Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo, de la Universidad de Buenos Aires; de profesores titulares y adjuntos en la carrera de Edición, de la Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires; y de la Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo de la Universidad Nacional del Litoral. En 2009, es designado Evaluador Par Internacional, para la acreditación de Programas de Diseño en Universidades Latinoamericanas. Es asesor académico permanente en Institutos, Escuelas y Universidades Latinoamericanas, en el campo de Diseño y Comunicación.

 

Prof. Dr. Ricardo Triska

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Engenharia de Produção (Área de concentração Ergonomia) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Professor associado 2 da Universidade Federal de Santa Catarina, lotado no Departamento de Expressão Gráfica, compõe o quadro de Docentes Permanentes do Programa de Pós-graduação em Design, níveis mestrado e doutorado, e do curso de Bacharelado em Design.

Desenvolveu projetos na área de Ciência da Informação, com ênfase no processo de Transferência da Informação, atuando nas áreas de planejamento de produtos, serviços e sistemas de informação; automação de bibliotecas e bibliotecas digitais. Também desenvolveu projetos nas áreas de gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional. Seus projetos atuais se concentram em Linguagem Subliminar, Processos Corporativos, Design de Interface e no Design da Informação. Coordenador da Área de Arquitetura, Urbanismo e Design junto à CAPES (2011-2014).Reconduzido para o período 2014-2017. Conselheiro Titular do Conselho Técnico Científico de Ensino Superior / CAPES (2014-2017).

 

Profa. María Verónica Barzola

Doctoranda en Ciencias Políticas y Relaciones Internacionales (Universidad Complutense de Madrid, España). Master en Relaciones Internacionales (Università di Bologna, Italia, 2007). Licenciada en Relaciones Públicas (Universidad de Palermo, 2005). Forma parte del Cuerpo Académico de la Maestría en Gestión del Diseñode la Universidad de Palermo. Coordina el Programa de Investigación y Desarrollo en Diseño Latino y dirige la Línea de Investigación Presente y Futuro del Diseño Latino.


 

 

 

Robson Fontenelle Mascarenhas

Graduado em Comunicação Social – habilitação Jornalismo pela PUC-Minas (1994)
Graduação em Comunicação Social – habilitação Publicidade e Propaganda pela PUC-Minas (Inconcluso)
Pós Graduado em Gestão Empresarial pelo IEC, PUC-Minas (2010)
Mestre em Literaturas de Língua Portuguesa, ênfase em Literatura e Cinema, pela PUC-Minas (2004)
Curso de Extenção em Marketing e Relaciones Publicas, na Universitat de Barcelona

 
 
 

 

Natália Dornellas

Publicitária e jornalista de moda, Natália Dornellas atua no mercado desde 2001. Começou a carreira no colunismo social, nos jornais O Tempo e Pampulha, depois passou pela revista francesa L’Officiel Brasil, em São Paulo, e foi buscar uma formação especializada em Londres, onde se graduou em Fashion Retail pela London School of Fashion. Hoje toca o site, que leva seu nome – www.nataliadornellas.com.br – e é colaborada das revistas Diamond Mall e Diverso.

 

 

 
 

 

Janina Ester

O You Can Find nasceu da minha paixão pelo belo, pela Arquitetura e Decoração e por acreditar que a casa influencia
na qualidade de vida das pessoas. Nos últimos 20 anos eu vivi esse universo, falando sobre os mais bacanas projetos
locais, nacionais e internacionais. Fiz um dos primeiros programas de TV de MG voltado para a área, fui editora-chefe da maior revista de decoração mineira durante 10 anos, escrevi livros e matérias sobre o tema e ainda apresento um programa diário sobre décor e arte na maior rádio da cidade.
Com trabalho e muita dedicação o You Can Find tem crescido, amadurecido, feito parcerias com grandes marcas do
mercado e se desdobrado em inúmeras possibilidades e outros projetos. Em 2014, quando montei o site, o primeiro
do segmento em BH, não imaginava quão longe ele iria me levar.

 
 

Celso Scaletsky

O professor Celso Carnos Scaletsky fez seu doutorado em Ciências da Arquitetura no Institut National Polytechnique de Lorraine, na França. Sua pesquisa é direcionada ao desenvolvimento de novas metodologias e ferramentas de design. É professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Design da Unisinos. Realizou em 2014 um estágio pós doutoral no Institute of Design do Illinois Institute of Technology, em Chicago. É professor PQ2.

 
 
 

 

 

Lorena Mattos

Designer de Interiores, especialista em Lighting Design e Gestora de iluminação do Grupo Loja Elétrica e Templuz.