Os conceitos de inovação e originalidade estão presentes no discurso do Design, praticamente, a todo o momento. No entanto, existe uma linha que os divide, ou, é possível entender um conceito sem o outro? Num momento em que os artefatos são cada vez mais parecidos e a indústria despeja todos os anos uma infinidade de produtos que são pequenas modificações do modelo anterior, ainda é possível pensar em inovação e originalidade no Design?
Colóquio é o intercâmbio de pensamentos visando esclarecimentos, iluminação. A proposta é tirar do obscurantismo questões que são latentes no Design, mas que, dificilmente vêm à tona. Nesta quarta edição, pretendemos discutir como a criação e difusão de novas metodologias e artefatos que visam propor melhorias nos processos de transformação de nossa sociedade, podem ou não constituir processos inovadores, que nem sempre são originais, buscando entender se o caminho inverso ainda é possível em tempos de globalização.
A exigência do novo e a velocidade de descarte refletem-se não apenas nos objetos, mas nas relações sociais. No entanto, na contramão do movimento imediatista, começam a surgir outras tendências que propõem justamente a lógica inversa: a valorização do tempo, do desfrute e a volta de antigas tradições e também de resgate das tradições nos objetos. Por isso o tema desta edição: existe uma fronteira entre a inovação e a originalidade no Design? Outros caminhos são possíveis?
Assim, a proposta da quarta edição com o tema “Design: entre a inovação e a originalidade”, é discutir uma epistemologia do design que contemple a interdisciplinaridade, abrindo espaço para além das fronteiras do nosso país, consagrando nesta edição uma parceria com a Universidad de Palermo, de Buenos Aires, possibilitando o encontro de outras vivências, fazendo com que a experiência do design se configure em reflexões que abordem os mais diversos prismas e que permitam novos e instigantes olhares sobre o design.
Eixos temáticos:
o Tecnologias, materiais e processos no design
Se dedica aos estudos voltados para o emprego de materiais e suas intercessões com o design, bem como seus respectivos processos produtivos, perpassando novas tecnologias, desenvolvimento de materiais, análise de seus empregos específicos em projetos, sua relação com os sentidos e significados.
o Design e ensino
Direcionado às práticas pedagógicas e suas relações com o design em suas diversas áreas e subáreas, este eixo temático está aberto a trabalhos de pesquisa diretamente relacionados ao ensino. Trabalhos esses que tenham o design como ferramenta no processo de aprendizagem, como metodologia, abordagem pedagógica ou como forma de pensamento relacionada à construção de conhecimento em qualquer nível.
o Design e práticas de consumo
Dedicado aos estudos relativos ao consumo em suas diversas práticas, tais como comportamentos sociais distintivos, novas formas de se relacionar com o consumo, desmaterialização, identidades, desenvolvimento econômico e tantas outras temáticas relacionadas, fortemente permeadas pelo design.
o Design para a cidadania
Este eixo temático se constitui como espaço para discussões e trabalhos relativos ao impacto social promovido pelo design em seu amplo alcance, passando por estudos advindos de projetos voltados para o melhoramento socioeconônimico de determinado grupo ou local, ações de design como ferramenta de intervenção social e discussões acerca das diversas relações entre design e cidadania.
o Epistemologia do design
Tal eixo temático se dedica a trabalhos voltados para as diversas teorias e métodos do design e suas discussões, passando por novos papeis do design, abordagens possíveis, interações contextuais, limites e intercessões com outros campos, bem como estudos e ensaios voltados para a própria constituição de tal área do conhecimento humano, sua natureza e cultura.
Realização:
Grupo de Pesquisa Design e Representações Sociais
Programa de Pós-Graduação em Design – PPGD/UEMG
Universidade do Estado de Minas Gerais
Universidad de Palermo
SEBRAE/MG
Apoio:
FAPEMIG
CAPES
CNPq
Greco Design
Organização:
RITA APARECIDA DA CONCEIÇÃO RIBEIRO
ANDERSON ANTONIO HORTA
SERGIO ANTÔNIO SILVA
CAMILO DE LÉLIS BELCHIOR
SERGIO LUCIANO DA SILVA
ORLANDO GAMA DA SILVA JUNIOR
MICHELLE DE ALVARENGA PINTO COTRIM
CLARA SANTANA LINS CERQUEIRA
ANA PAULA DE SOUSA NASTA
LUCIANA GUIZAN AURELIANO
MARIA REGINA ÁLVARES CORREIA DIAS
ELISANGELA BATISTA DA SILVA
FELIPE DOMINGUES
Comitê Científico
ANDERSON ANTONIO HORTA – UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
CELSO CARNOS SCALETSKY – UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS
EDSON CARPINTERO RESENDE – UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
FILIPE CAMPELO XAVIER DA COSTA – UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS
GLAUCINEI RODRIGUES CORREA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
GUILHERME CORREA MEYER – UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS
ISABELLA VICENTE PERROTTA – ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING DO RIO DE JANEIRO
JOAO EDUARDO CHAGAS SOBRAL – UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE
JOSE GUILHERME DA SILVA SANTA ROSA – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
LEANDRO MILETTO TONETTO – UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS
MARIA REGINA ALVARES CORREIA DIAS – UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
MARÍA VERÓNICA BARZOLA – UNIVERSIDAD DE PALERMO
RITA APARECIDA DA CONCEICAO RIBEIRO – UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
RITA DE CASTRO ENGLER – UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
ROSANE FONSECA DE FREITAS MARTINS – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
ROSEMARY BOM CONSELHO SALES – UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
SERGIO ANTONIO SILVA – UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
