Submissões

Para submeter artigos ou projetos práticos de design veja o modelo de envio de trabalhos e ajuste seu projeto às diretrizes.

Envie para o email coloquiodesigncontato@gmail.com um arquivo para revisão às cegas (sem os nomes) e seu comprovante de pagamento da taxa. Lembre-se que são permitidos até 3 autores por trabalho.

Atenção: Certifique-se de que está enviando o trabalho com o nome dos autores oculto, os arquivos enviados com nome serão desconsiderados.

Submissões – 15/03/23 a 13/05/23

Resultado dos aprovados – 07/07/23

Envio dos trabalhos após correções – 15/07/23

Programação completa – 11/08/23

+ Download do template do artigo

+ Download do template do Projeto Prático de Design – PDF

+ Download do template do Projeto Prático de Design – Illustrator


INSCRIÇÕES

Período de inscrição: Até 10/09/23

Valor das inscrições:

-> Até 15/06/23

Profissionais – R$ 150,00

Estudantes de pós-graduação – R$100,00

Estudantes de graduação – R$60,00

-> A partir 16/06/23 

Profissionais – R$ 200,00

Estudantes de pós-graduação – R$150,00

Estudantes de graduação – R$100,00

+ Faça sua inscrição no Colóquio

O Colóquio Internacional de Design acontecerá nos dias 21 e 22 de Setembro de 2023.


ARTIGOS

Linha temática:
Título:
Autores (até 03 por artigo), instituição e e-mail

Os trabalhos aprovados deverão seguir a formatação que será indicada com a publicação dos resultados da seleção.


EIXOS TEMÁTICOS:

Os trabalhos serão escolhidos dentro dos 06 eixos temáticos:

  • Design, materiais e tecnologias

Aborda a utilização de novos materiais e os processos de interação e de criação de interfaces entre a evolução tecnológica e os fundamentos do design e suas aplicações na indústria e no cotidiano.

  • Design educação e divulgação científica

Apresentar as interfaces do Design com o campo da educação. Como as interações entre as práticas do Design podem auxiliar no processo ensino-aprendizagem e na difusão da ciência.

  • Design e práticas de consumo

O design como ferramenta para o incremento das práticas de consumo e de identificação social. Reflexões e análises sobre práticas dos consumos de cultura e bens que transitam entre os vários níveis do processo conceitual do design.

  • Design para a cidadania

Discutir a ação interdisciplinar do Design em suas diversas aplicações para a melhoria da vida do cidadão. Design como ferramenta de apoio às mudanças sociais.

  • Design e identidade

É possível se pensar numa identidade latino-americana no Design? Discutir os processos de criação e de identificação social que perpassam a prática do Design.

  • Projetos de Design

Apresentação de projetos práticos dentro das modalidades: produto, gráfico, ambientes, moda.

Mesas:

O Ensino do Design em Busca de Sua Identidade

Design, Cultura e Poder