Edição 2011

O  Colóquio Nacional de Design foi aberto com a seguinte questão: Design, consumo e cidadania: um diálogo possível? Essa indagação foi a tônica do evento, permeada nos trabalhos apresentados, na palestra de abertura e na mesa redonda de encerramento.

Um colóquio pretende ser uma conversa entre duas ou mais pessoas, a fim de dirimir dúvidas ou lançar luz sobre uma questão. Iluminação foi o que buscamos. Em meio a tantos questionamentos que a hipermodernidade nos impõe, pretendeu-se discutir as transformações sociais e entender como o design se situa nesses novos tempos em que a tecnologia promove saltos e muda drasticamente as interações entre os indivíduos, mas ainda não consegue fornecer todas as respostas para os desequilíbrios sociais e ecológicos que o homem vem impondo a seus semelhantes e ao planeta.

Durante os dois dias do evento, pesquisadores de Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, entre outros locais, mostraram diversos olhares sobre as possibilidades de atuação do designer frente ao consumo desenfreado, num momento em que a lógica do descarte passa a ser questionada, mas pensando também naqueles que começam ascender ao patamar de consumidores-cidadãos, as classes C, D e E.

Consideramos que ao contrário de encontrar respostas, suscitamos muitas dúvidas. Acreditamos, no entanto, que as dúvidas movem a ciência. Esperamos com isso que, na próxima edição, tenhamos muito mais questões a acrescentar.

coloquio