Edição 2017 – Design: entre a inovação e a originalidade

A exigência do novo e a velocidade de descarte refletem-se não apenas nos objetos, mas nas relações sociais. No entanto, na contramão do movimento imediatista, começam a surgir outras tendências que propõem justamente a lógica inversa: a valorização do tempo, do desfrute e a volta de antigas tradições e também de resgate das tradições nos objetos. Por isso o tema desta edição: existe uma fronteira entre a inovação e a originalidade no Design? Outros caminhos são possíveis?

Assim, a proposta da quarta edição com o tema “Design: entre a inovação e a originalidade”, é discutir uma epistemologia do design que contemple a interdisciplinaridade, abrindo espaço para além das fronteiras do nosso país, consagrando nesta edição uma parceria com a Universidad de Palermo, de Buenos Aires, possibilitando o encontro de outras vivências, fazendo com que a experiência do design se configure em reflexões que abordem os mais diversos prismas e que permitam novos e instigantes olhares sobre o design.

 


Eixos temáticos:

o Tecnologias, materiais e processos no design

Se dedica aos estudos voltados para o emprego de materiais e suas intercessões com o design, bem como seus respectivos processos produtivos, perpassando novas tecnologias, desenvolvimento de materiais, análise de seus empregos específicos em projetos, sua relação com os sentidos e significados.

o Design e ensino

Direcionado às práticas pedagógicas e suas relações com o design em suas diversas áreas e subáreas, este eixo temático está aberto a trabalhos de pesquisa diretamente relacionados ao ensino. Trabalhos esses que tenham o design como ferramenta no processo de aprendizagem, como metodologia, abordagem pedagógica ou como forma de pensamento relacionada à construção de conhecimento em qualquer nível.

o Design e práticas de consumo

Dedicado aos estudos relativos ao consumo em suas diversas práticas, tais como comportamentos sociais distintivos, novas formas de se relacionar com o consumo, desmaterialização, identidades, desenvolvimento econômico e tantas outras temáticas relacionadas, fortemente permeadas pelo design.

o Design para a cidadania

Este eixo temático se constitui como espaço para discussões e trabalhos relativos ao impacto social promovido pelo design em seu amplo alcance, passando por estudos advindos de projetos voltados para o melhoramento socioeconônimico de determinado grupo ou local, ações de design como ferramenta de intervenção social e discussões acerca das diversas relações entre design e cidadania.

o Epistemologia do design

Tal eixo temático se dedica a trabalhos voltados para as diversas teorias e métodos do design e suas discussões, passando por novos papeis do design, abordagens possíveis, interações contextuais, limites e intercessões com outros campos, bem como estudos e ensaios voltados para a própria constituição de tal área do conhecimento humano, sua natureza e cultura.


 

Informações sobre o evento

Envio dos trabalhos: de 10 de maio a 30 de junho de 2017

Data: 26 e 27 de setembro de 2017

Local: SEBRAE/MG Avenida Barão Homem de Melo, 329

Edição 2017 – Design: entre a inovação e a originalidade